O Direito Processual Penal traz grandes oportunidades de carreira, uma vez que o desempenho das atividades no setor exige a participação de diversos agentes, como magistrados, promotores de justiça, advogados, servidores, delegados etc.

Contudo, quer seja para gerir um escritório, quer seja para ingressar no funcionalismo público, o profissional precisa se qualificar e buscar informações atuais sobre esse ramo jurídico. Do contrário, será difícil vencer os concorrentes e galgar postos mais elevados.

Neste artigo, separamos as principais informações para você se situar no setor e entender como melhorar sua atuação. Continue lendo para alavancar sua carreira no Direito!

1. O Direito Processual Penal no Brasil
Nossa legislação define certas condutas como contravenções penais ou crimes, e o indivíduo que as pratica está sujeito a restrições em sua liberdade, patrimônio ou prestação alternativa.

No entanto, mesmo quando se tem grande certeza sobre a ocorrência e autoria de um crime, a lei penal só pode ser aplicada por um processo que garanta oportunidades e meios de defesa para o acusado.

Com efeito, surge a necessidade de criar normas para disciplinar o exercício da jurisdição criminal. Essas compõem o chamado Direito Processual Penal.

Deixe um comentário

Quer falar agora com um Advogado Online?
1